Por que o Dia do Meio-Ambiente é tão importante para o programa Despoluir

Em 5 de junho, anualmente, se comemora o Dia do Meio-Ambiente, uma data especial para celebrar novas ideias e tecnologias que foram desenvolvidas para trazer qualidade de vida em meio a uma preocupação crescente com as condições climáticas e níveis de poluição ao redor do mundo. 

A data surgiu em 1972, proposta em Assembleia da ONU na Conferência de Estocolmo, na Suécia, com o intuito de propor novos debates sobre conservação do planeta e geração de recursos sustentáveis visando a redução de emissões poluentes. O debate, de interesse mundial, envolve governos e a sociedade em si como atores de grande importância nesta tarefa de preservação ambiental.

Por este motivo, unindo forças no setor de transporte, surgiu o programa Despoluir, por iniciativa da CNT e do SEST SENAT, em 2007. O projeto visa promover desenvolvimento sustentável e voltado para a qualidade do ar, superando um estigma que havia em torno da emissão de poluentes por ônibus, caminhões e veículos de grande porte. 

Neste momento, após tantos anos de Despoluir, houve um grande avanço, alavancado pelo empenho das empresas de transporte e desenvolvedoras de carros, bem como de funcionários do setor, para que os veículos em circulação Brasil afora estejam dentro das regulações permitidas de emissões determinadas. Ou seja: grande parte da frota que utiliza diesel como combustível primário passa por aferições periódicas, o que garante que os veículos rodem pelas estradas dentro de padrões determinados, com níveis seguros de poluentes. 

O Despoluir acabou ganhando notabilidade por suas frentes de ação. No hotsite oficial do programa, é possível conferir materiais especiais sobre tecnologias, novas implantações pensadas para o meio-ambiente, bem como apresentações voltadas para o lado de gestão ambiental.

Confira o site e conheça mais sobre o Despoluir, iniciativa da CNT e do SEST SENAT, operacionalizada pelas Federações

Fique por dentro:

• Instagram: https://instagram.com/fepasc_oficial
• Facebook: https://facebook.com/fepasc

Categories:

Tags:

Siga a Fepasc em todas as redes sociais.