Ônibus elétrico intermunicipal inicia testes no Paraná

A primeira operação intermunicipal com o uso de um ônibus elétrico rodoviário teve início na semana passada no Sul do Brasil, durante a fase experimental, e deve operar por 90 dias entre as cidades de Curitiba e Ponta Grossa.

Em parceria com a Marcopolo e a Expresso Princesa dos Campos, a BYD anuncia mais uma iniciativa de mobilidade elétrica na área de transporte de passageiros no país.

Acompanhe a Fepasc: instagram.com/fepasc_oficial

Ainda em fase de testes, o serviço é ofertado através da plataforma da Embarca, empresa que reúne várias outras no ramo de transporte de passageiros da região Sul e cobrirá o trecho entre Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná, com duração de 90 dias nesta primeira fase.

O ônibus elétrico opera com a capacidade para até 44 passageiros, o veículo tem autonomia para rodar até 300 km com uma única carga. A BYD informa que a recarga completa das baterias de alta tensão podem ser feitas em cerca de quatro horas.

“Estamos muito honrados em liderar essa ação com personagens importantes do mercado, temos certeza de que essa parceria vai marcar um processo disruptivo para o setor rodoviário”, afirmou Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.

Após a fase de testes iniciais, um panorama mais claro das possibilidades de uso desse tipo de veículo nas estradas do país será vista. Caso seja realmente viável, será um importante passo para o avanço da mobilidade elétrica em uma complementação ao uso cada vez maior dos ônibus elétricos nas cidades.

Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de países com a maior frota de ônibus elétricos, segundo o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial