Túnel subaquático ligará cidades de Santa Catarina

Um consórcio formado por três municípios do litoral norte de Santa Catarina prevê a construção de um túnel subaquático de 300 metros para ligar os municípios de Itajaí a Navegantes. Do valor total previsto para ser desembolsado no túnel, a COFIEX (Comissão de Financiamentos Externos), do Ministério da Economia, aprovou em 13 de dezembro o montante de 90 milhões de dólares (R$ 514 milhões) através do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento)

A previsão é terminar a obra do túnel somente em 2028. Ele passará sob o rio Itajaí-Açú, trecho atualmente realizado por balsas entre Itajaí e Navegantes. As cidades abrangem mais de 300 mil habitantes. 

A partir de 2022, o projeto ainda passará por consultas públicas e autorizações legislativas e ambientais para depois ser colocado em disputa de licitação para empresas interessadas.

Inspirado no modelo do projeto do túnel Santos-Guarujá, em São Paulo, a travessia em Santa Catarina contará com três faixas de tráfego em cada sentido, sendo uma exclusiva para transporte coletivo, além de outra destinada a pedestres e ciclistas.

O consórcio municipal garante que a navegação de embarcações, sobretudo, no porto de Itajaí – um dos principais do Brasil – não será afetada porque o túnel terá uma profundidade de 23 metros. “A tecnologia construtiva de vanguarda utilizada prevê a construção de módulos de concreto pré-moldados e ancorados no subleito do rio a uma profundidade aproximada de 23 metros, o que garantirá o livre acesso de navios no canal do rio”, explica a nota do consórcio.


Aproveite e visite os nossos perfis oficiais nas redes sociais. Fique por dentro:

• Facebook: facebook.com/fepasc
• Instagram: instagram.com/fepasc_oficial

Categories:

Siga a Fepasc em todas as redes sociais.