Cianorte - Foto by Portal Paraná Turismo

Venha com a Fepasc e conheça mais um pouquinho de Cianorte. Você descobrirá uma ótima opção de destino para sua viagem. 

Cianorte – Foto by Portal Paraná Turismo

Cianorte, que fica na região Noroeste do Paraná, tem uma das maiores florestas urbanas do país, com 523 hectares, onde há trilhas para caminhadas, e de cachoeiras e rios na área rural.

Novinha ainda, com pouco mais de 60 anos, a cidade se tornou um destaque na economia, pois concentra um polo industrial forte e diversificado, com relevância nacional no segmento da confecção, fato que lhe rendeu o título de Capital do Vestuário.

O turismo rural também é forte, com charmosas propriedades rurais que chamam a atenção dos turistas. São espaços que promovem o contato com a natureza e onde é possível conhecer produções de plantas como cactos, orquídeas e flores diversas, curtir momentos de lazer ou esporte e ainda aproveitar uma deliciosa refeição do sítio.

Para momentos de retiro espiritual, faça o roteiro da fé que Cianorte oferece. O turismo religioso é relevante e tem muita procura, pelas cinco paróquias locais, em especial o Santuário Eucarístico Diocesano, que possui arquitetura inovadora e integra o Circuito da fé. Milhares de fiéis, anualmente, também se mobilizam para os eventos em devoção aos padroeiros, para a caminhada no Dia de Nossa Senhora Aparecida e para a tradicional Festa Junina da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Uma opção mais ligada à natureza, você vai encontrar nos pesque-pagues da região, como por exemplo, no Pesqueiro Pantanal. A diversão é garantida durante o dia. Pescar, saborear um ótimo almoço, podendo comer o peixe pescado na hora em filé, isca ou levar para casa. Há espaço para as crianças se divertirem e um viveiro de orquídeas. Diversão garantida!

E o contato com a natureza também pode ser feito no evento Caminhada Internacional da Natureza Com pouco mais de 10 km, o percurso da Rota da Pedreira, em Vidigal, que acontece há dois anos, já é um dos que reúne mais participantes do estado. O caminho passa pela pedreira desativada, cachoeiras, pontes, construções antigas e oferece paisagens exuberantes.

Cianorte também se destaca pelos festivais. Tem para todos os gostos: eventos como a Pedalada Cultural, desfiles cívicos-militares, Semana Cultural, programação natalina e exposições. A cidade ainda conta com a Festa Literária, em junho; Festival de Dança, em setembro; e Festival de Violeiros, em outubro. Em julho, para comemorar o aniversário do município, acontecem uma série de shows gratuitos com artistas de renome nacional.

Feira de flores? Tem também: um momento de inspiração, beleza e aroma, para alegrar ainda mais sua viagem: em setembro, marcando o início da primavera, a CIAFLORA, maior feira do segmento da região, reúne dezenas de expositores regionais.

Compartilhe: bit.ly/CapitalDoVestuario

E se é de moda que você gosta, tem a EXPOVEST, que acontece duas vezes por ano. Cianorte se torna palco de uma das maiores feiras do vestuário do país. Nela são lançadas as coleções primavera/verão e outono/inverno. Lojistas do país e do exterior buscam nas passarelas e vitrines as últimas tendências da moda.

Você quer saber é de comprar? Então você também tem opção e das boas. Dizem que o Brasil se veste em Cianorte! A cidade conta com dois shoppings atacadistas, Rua da Moda e centenas de lojas que comercializam roupas para lojistas de todo o país. Ainda para quem quer comprar muito e gastar pouco, a cidade oferece inúmeras lojas de fábrica.

Além de tudo isso, ainda tem vários lugares ao ar livre para prática de atividades físicas, esportes e lazer. O futebol da cidade é garantido pelo time local e a gastronomia, que tem muitas opções saborosas, entre os deliciosos lanches que os cianortenses, particularmente, adoram – vale a pena sair um pouquinho da dieta. Fora as gastronomias das culturas japonesa, árabe, chinesa, italiana e outras. E em julho, tem o Festival Gastronômico, experimente o frango desossado recheado, uma maravilha da cidade.

Cianorte e seus festivais encantando os turistas, é assim. Venha você também!

Viaje com segurança, conforto e economia. Vá de ônibus para Cianorte.

Você vai se surpreender e gostar muito!

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial