Tubarão tem esse nome pois deriva do cacique Tuba-Nharô (do tupi-guarani pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade. Tubarão também é conhecida como Cidade Azul. O escritor, político e jornalista catarinense Virgílio Várzea, encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas azuladas no entorno, exclamou “o rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a cidade azul…”.
Foto: Prefeitura de Tubarão
Com essa bela inspiração vamos falar de Tubarão, cidade do litoral de Santa Catarina, que é polo comercial e tem alguns pontos bem interessantes para conhecer.
Já anota aí no seu roteiro os três pilares culturais de Tubarão: o Centro Municipal de Cultura, que fica no Centro da cidade, na Praça Walter Zumblick, onde tem exposição permanente de fotos da enchente de 1974, o Museu Willy Zumblick (com obras do artista de mesmo nome) e a Biblioteca Pública Olavo Bilac. Destaque para arquitetura moderna, que lembra o Guggenheim, de Nova Iorque, o edifício foi inaugurado em 2000 e tem 1.820 metros quadrados. O espaço também recebe atividades culturais e mostras temporárias, além de oficinas de música e teatro.l Vale a pena o registro!
Na Casa da Cidade, palacete que foi construído em 1897, para uso residencial da família do Coronel João Cabral de Mello, que foi intendente (prefeito) de Tubarão entre 1890 e 1910. Tendo o nome oficial Casa Huberto Rohden (filósofo tubaronense), o prédio já abrigou a prefeitura e outros órgãos públicos. Em épocas natalinas, vira a Casa do Papai Noel, recebendo visitas diárias, além de apresentações culturais na área externa. A arquitetura em estilo neoclássico, que lembra os antigos casarios portugueses, chama a atenção em meio à modernidade do Centro da cidade. Atualmente, está em reforma, e está fechada para visitação, mas a fachada garante a selfie para as redes sociais.
O colorido do Casario Histórico, que fica localizado às margens do rio Tubarão, junto ao antigo porto, inclui edificações históricas da cidade. O conjunto arquitetônico chama a atenção de quem transita pela margem esquerda ou observa desde as pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse (ao lado a praça Centenário – do Chafariz). Pelo lado da rua Lauro Müller, na margem direita, os antigos prédios foram transformados em estabelecimentos comerciais.
Visite também o Paço Municipal ou Centro Administrativo, que fica na antiga Vila dos Engenheiros da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). São diversas casas construídas na década de 1940, que remetem às características da época. O local tem uma área arborizada, com plantas exóticas e centenárias, como a palmeira real e a figueira. A arquitetura também é destaque do lugar.
Tubarão faz homenagem a Anita Garibaldi, com um monumento, em Morrinhos, no bairro Madre. Construído em 1932 pelo governo italiano no local onde Anita nasceu, o monumento fica a seis quilômetros do Centro. A placa em bronze, de autoria do arquiteto italiano Itarin, veio diretamente da Itália e a inscrição está envolta com o emblema do fascismo, sendo o único do estado catarinense a conter a marca.
E você ainda vai poder ir à praia, pois Tubarão, está próximo de várias praias belíssimas, que você precisa dar uma passadinha, entre elas, a Praia da Tereza, Ponta da Barra, Galheta e Camacho.
Tubarão também é conhecida, atualmente, pelo seu filho famoso, o Youtuber Luba TV, o influencer digital, Lucas Rossi Feuerschütte, que mesmo sendo um dos maiores produtores de conteúdo, ainda vive na cidade com sua família.
Aproveite e siga a Fepasc nas estradas da web: linktr.ee/fepasc
Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial