Vá para Ilha do Mel você também! Por Paranaguá ou por Pontal do Paraná, viaje com segurança, conforto e economia. Vá de ônibus.

Um lugar paradisíaco, um dos mais lindos do litoral brasileiro. É a Ilha do Mel, cujo nome, segundo uma das versões mais aceitas, deve-se ao fato de o Almirante Mehl frequentar o local com a família antes da Segunda Guerra Mundial. Outra versão diz que marinheiros aposentados viviam na ilha e dedicavam-se à apicultura, com a criação de abelhas e produção de mel em tal quantidade, que chegaram a exportar o produto. Diversas lendas e histórias fantásticas povoam o imaginário dos habitantes e visitantes deste recanto fantástico, que conta com praias paradisíacas, areia branca e natureza exuberante.

Para chegar à Ilha do Mel, o acesso é feito de barco,  embarcando em Pontal do Paraná, que fica em Pontal do Sul, em travessia com duração de 30 minutos e custa cerca de 35 reais por pessoa, ida e volta, ou por Paranaguá, no valor de 53 reais por pessoa e duração de uma hora e meia.

É o destino ideal para quem procura tranquilidade, longe da intensidade das grandes cidades, porém fique atento, pois apenas 200 dos 2.700 hectares podem ser visitados na Ilha do Mel, pois o restante foi tombado como uma reserva ecológica do Patrimônio Histórico, em 1975. Contudo, a área permitida para os turistas e moradores parece um paraíso, com suas matas praias, cachoeiras, trilhas, etc.

Agora que você já sabe como chegar na Ilha do Mel, vamos mostrar as atrações e opções de lazer de lá. Anota tudo aí pra sua viagem!

Entre as opções, passeios de barco, esportes e lazer para todas as idades. As praias são 11 ao todo, Encantadas, Brasília, Limoeiro, Cassual, Fortaleza, Farol, Grande, Miguel, de Fora, do Belo e Ponta Oeste, para todos os gostos. Praias com ondas para os surfistas ou com águas tranquilas para diversão das famílias, mais desertas ou mais cheias, as fáceis de chegar e as de difícil acesso. Uma mais linda que a outra, vale a pena conferir e curtir as praias da Ilha do Mel.

Para os aventureiros que gostam de trilhas, o melhor jeito de conhecer a Ilha do Mel é caminhando por lá. Percorrer as trilhas é uma atividade quase obrigatória, já que tudo precisa ser feito a pé ou de bicicleta. Tem as trilhas mais longas, assim como para ir até o lado norte – oito horas de caminhada pela mata, cansativo, mas a recompensa é a vista maravilhosa. Tem a caminhada da Praia do Farol até Encantadas, aproximadamente três horas, saindo do trapiche, passando pela restinga e chegando até a Praia do Belo.

Outra parada obrigatória, e que vale o registro, é o Farol das Conchas, construído me 1872, por ordem de Dom Pedro II. O farol fica no alto do Morro da Concha, que orienta os barcos da Baía de Paranaguá há 146 anos. Atualmente a visitação não é mais possível, mas vale conhecer os arredores e subir os primeiros degraus para se vislumbrar com a vista panorâmica e garantir a selfie. E se fizer isso ao final do dia, ainda vai se encantar com o pôr do Sol, que no farol, é uma belíssima atividade, inesquecível.

A mais famosa atração da Ilha do Mel é a Gruta das Encantadas, na parte sul, na praia Encantadas, Por situar-se ao nível do mar, só é possível vê-la e visitar quando a maré está baixa. Lendas sobre sereias que encantam os pescadores e visitantes, a deixam ainda mais interessante e misteriosa.

O momento de reflexão fica por conta da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, que foi erguida no século 18 e é o único monumento de resistência militar que existe no estado do Paraná. Foi feita para proteger a Baía de Paranaguá dos constantes ataques de piratas que buscavam ocupar a região. Visitando o lugar pode-se admirar a linda vista do mar e também os seus 12 canhões que são protegidos por cinco camadas de muralhas.

A Capela da Ilha do Mel, que tem vista para a Praia de Fora das Encantadas, foi construída no Morro Nhá Pina, ao pé do Cruzeiro e no seu interior tem diferentes imagens de santos. A capela está localizada a 151 metros do nível do mar e seu padroeiro é São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.

Finalmente, vamos falar dos incríveis passeios de barco, pelos arredores, outras pequenas ilhas e praias desertas maravilhosas, podem ser visitadas em barcos que partem do trapiche. A Baía dos Golfinhos, que fica a poucos quilômetros do trapiche, é um dos pontos mais interessantes por permitir observar os golfinhos brincando bem pertinho dos barcos.

A Ilha do Mel é assim. Repleta de belezas naturais e um ambiente de tranquilidade para relaxar e curtir! 

Vá para Ilha do Mel você também! Por Paranaguá ou por Pontal do Paraná, viaje com segurança, conforto e economia. Vá de ônibus.

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial