Programa de Integridade

16.10.2019

O Compliance é um tema e uma cultura que a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) promove e incentiva no setor em que atua, por meio de palestras, cursos, serviços e material de estudo.

Em 2019, a Fepasc consolidou seu programa de integridade, já discutido entre as empresas e sindicatos, no seu Código de Ética, que reafirma que suas decisões e ações se baseiam em valores.

Com esse Código de Ética, o objetivo é reduzir as incertezas quanto ao comportamento, fazer com que todos que trabalham na federação compreendam os seus valores fundamentais, e que sirva como base e incentivo para fomentar a cultura do Compliance no setor de transporte de passageiros.

É essencial fortalecer uma visão ética e expor claramente seus princípios, valores e responsabilidades. Esses são os princípios que orientam a conduta da Fepasc no relacionamento com seus filiados, sindicatos e empresas, com todas as pessoas que trabalham na Federação e todas as partes interessadas envolvidas.

Baixar o Código de Ética Fepasc


Compliance

O compromisso da FEPASC com a ética e a integridade.

Nos últimos anos, o setor de Compliance tem ganhado muita projeção pública. A importância desse trabalho na vida das empresas vem colaborando para reforçar valores e códigos de conduta para funcionários e gestores. No ramo do transporte rodoviário não seria diferente: a FEPASC promove desde 2019 uma mudança cultural nas empresas por meio de ações direcionadas.

Após a criação do Código de Ética, elaborado em conjunto com sindicatos e empresas, a missão ganhou força e projeção com a realização de palestras, cursos e materiais específicos para que suas diretrizes sejam seguidas.

Acima de tudo, trata-se de valores difundidos pela FEPASC, bem como a responsabilidade que a Federação tem junto ao setor de transporte rodoviário das regiões do Paraná e Santa Catarina. O Compliance, nesse sentido, é uma série de políticas a serem seguidas de acordo com o regulamento interno das empresas, ressaltando questões éticas, de conduta e integridade.

Em geral, empresas criam comitês de Compliance para a discussão de medidas e parâmetros de conformidade, para que daí se avalie o que está sendo feito nas rotinas de trabalho. Para isso, se conta também com um canal para denúncias, no qual os funcionários podem colaborar na fiscalização e no apontamento de atitudes que ferem o código e os valores da instituição.

A FEPASC acredita piamente nesse ideal e reforça sua responsabilidade em manter a cultura no ambiente de trabalho o mais alinhada possível com o Compliance no setor de transporte de passageiros, estendendo isso a gestores e filiados dos sindicatos que compõem o ramo e se esforçam diariamente para entregar a melhor qualidade de serviço ao público. 

Segurança, conforto, confiança, responsabilidade e regularidade: características que marcam o ramo do transporte no Brasil e que são endossados pela FEPASC e seus parceiros, em um esforço conjunto de integração que vem crescendo cada vez mais.

Acompanhe as informações oficiais da FEPASC:

LinkedIn: linkedin.com/company/fepasc
Twitter: twitter.com/fepasc_oficial
Facebook: facebook.com/fepasc
Instagram: instagram.com/fepasc_oficial