Curso para motoristas profissionais

Quem quer trabalhar como motorista de ônibus, de veículos de emergência, de transporte de escolares, de transporte de produtos perigosos e de cargas indivisíveis ou como mototaxista e motofretista precisa realizar cursos de formação especializada. Isso porque essas são atividades que exigem que os condutores tenham conhecimentos específicos e desenvolvam habilidades que possam garantir a operação correta e segura.

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) oferece os cursos especializados e suas atualizações. Os condutores aprovados no curso especializado e os que realizarem a atualização exigida terão os dados registrados em seu cadastro pelo órgão de trânsito do estado ou do Distrito Federal, informados no campo “Observações” da Carteira Nacional de Habilitação. Para trabalhadores de empresas de transporte com o cadastro em dia no SEST SENAT os cursos são 100% gratuitos.  

A seguir, está o curso regulamentado pela resolução do Contran oferecido pelas unidades do SEST SENAT referente ao transporte de passageiros. Atenção: os requisitos para matrícula podem variar em razão de legislações específicas e em cada Unidade da Federação.

Curso para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros

Essa formação é exigida para quem quer atuar como motorista de ônibus. Os requisitos para a matrícula são: ser maior de 21 anos; estar habilitado, no mínimo, na categoria D; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação, pena decorrente de crime de trânsito e não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Os módulos abordam: legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros; respeito ao meio ambiente e convívio social; e relacionamento interpessoal. Os destaques deste último módulo são o atendimento às diferenças e especificidades dos usuários (pessoas com deficiência, faixas etárias diversas e outras condições); e as características das faixas etárias dos usuários mais comuns de transporte coletivo de passageiros.

Como se matricular

A documentação exigida para quem quer se matricular pode variar de acordo com a Unidade, em razão de normas específicas – veja a documentação necessária: Santa Catarina e Paraná. Em geral, os cursos são presenciais, mas, em alguns estados, os órgãos competentes autorizam que sejam feitos a distância.

Todas as capacitações do SEST SENAT são gratuitas para trabalhadores do transporte com cadastro regular junto à instituição.

Cursos de aperfeiçoamento

Para aprimorar ainda mais o trabalho, os motoristas também contam, no SEST SENAT, com cursos realizados com o simulador de direção destinados a motoristas do transporte de cargas e de passageiros.

A tecnologia permite que os condutores realizem treinamento para adotar práticas corretas de direção e manobra que reduzem o consumo de combustível e desgaste do veículo e para enfrentar desafios e situações de risco que existem no dia a dia, por meio da prática simulada.

Conheça aqui os cursos realizados pelo SEST SENAT com o simulador de direção.

Amplie seus conhecimentos com cursos gratuitos a distância

Além dos cursos presenciais, o SEST SENAT oferece mais de 200 cursos a distância. Todos eles são gratuitos e certificados. Os cursos são uma forma de ampliar conhecimentos sobre o transporte e de aprender sobre outros assuntos. Dessa forma, você enriquece o seu currículo e adquire novas habilidades para o mercado de trabalho.

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial