Prudentópolis. A cidade, localizada no centro-sul do Paraná, conhecida por ser a mais ucraniana do Brasil, viu sua fama crescer depois do acolhimento dos refugiados de guerra.

Prudentópolis. A cidade, localizada no centro-sul do Paraná, conhecida por ser a mais ucraniana do Brasil, viu sua fama crescer depois do acolhimento dos refugiados de guerra. Os cidadãos de Prudentópolis preservam suas tradições acenstrais até os dias atuais. O Município abriga cachoeiras gigantes pra quem gosta de passeios ao ar livre e aquele banho refrescante em meio à natureza.

O Salto São Francisco é uma parada obrigatória. Com 196 metros de queda livre, é considerada a maior cachoeira da região Sul e a quinta maior do Brasil. A entrada do parque é gratuita. Para chegar ao Salto basta percorrer uma trilha simples com alguns mirantes que proporcionam vistas incríveis do cânion e, em um deles, é possível ter a visão completa e espetacular do local!
 
Esportes radicais você também pode praticar na região. O Ninho do Corvo, que é Reserva Particular do Patrimônio Natural, deve estar no roteiro de quem busca aventura em sua viagem. Lá é possível se jogar de tirolesas de 170 metros, praticar rapel a partir do topo de um cânion, além de visitar outras cachoeiras e caminhas por trilhas. Como a segurança vem em primeiro lugar, todas as atividades são realizadas com o auxílio de instrutores especializados.
 
Para a parte cultural você vai ter a opção do Museu do Milênio, onde conhecerá os detalhes e curiosidades da imigração ucraniana no Paraná. O espaço, com características histórico-cultural-religiosa da comunidade paroquial São Josafat, reúne peças, roupas, artigos e documentos que contam a história do munícipio. Também possui uma sala dedicada ao poeta Tarás Chewtchenko e lembranças da Ucrânia: mapas, retratos, trajes, bordados, trabalhos artesanais em madeira, cerâmica, tecelagem, etc.
 
Outra tradição mantida na cidade é a Irmandade dos Cossacos. Eles são responsáveis pela guarda do corpo de Jesus, representado pelo Santo Sudário que é visitado pelos fiéis. Eles são famosos por sua coragem, bravura, força e capacidades militares. Todo integrante tem como juramento estar na cidade na Sexta-Feira Santa e no Sábado de Aleluia para participar da vigília do Santo Sudário. Após a vigília e a missa da ressureição, acontece a festa em comemoração dos cossacos, com apresentação de danças, cantos e representações folclóricas.
 
E quem for visitar Prudentópolis, também vai poder apreciar as pêssankas, tradição milenar trazida pela cultura ucraniana. São ovos pintados a mão, que no domingo de Páscoa as pessoas dão de presentes, simbolizando a ressureição de Cristo e cada cor, traço e figura tem um significado especial. Os desenhos nos ovos, que podem ser de qualquer ave, são feitos com cera de abelha derretida.
 
A culinária bem marcante tem vários pratos e sabores tradicionais ucranianos. Um dos restaurantes mais famosos da cidade é a Churrascaria Penteado, que serve uma sequência de pratos típicos, como o borsh, que é uma sopa de beterraba, holoptis, o famoso charuto de repolho com carne, entre outros.
 
E a beleza da dança ucraniana você pode ver nas apresentações do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, que preserva o ritmo e as danças típicas. O grupo é formado por jovens e adultos e encanta com seus trajes e cores vibrantes.
 
Prudentópolis é uma viagem à Ucrânia: tradição, cultura, culinária e costumes, tudo pra você aqui no Brasil!

Viaje de ônibus pra Prudentópolis e encante-se também!


Fotos: Prefeitura de Prudentópolis. Clique aqui!

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial