Você sabe o que significa Chapecó? Ah é uma expressão de origem Kaingang que tem várias interpretações: chapadão alto, chapéu feito de cipó e põe no chapéu, para nativos da língua, são as traduções mais famosas entre os habitantes.

Você sabe o que significa Chapecó? Ah é uma expressão de origem Kaingang que tem várias interpretações: chapadão alto, chapéu feito de cipó e põe no chapéu, para nativos da língua, são as traduções mais famosas entre os habitantes.

Foto: Prefeitura de Chapecó

Agora vamos falar das atrações de Chapecó: a cidade do interior de Santa Catarina é conhecida por 7 atrações turísticas imperdíveis pra você aproveitar e curtir uma viagem incrível!

Colosso de Rondes? Estátuda da Liberdade? Que nada, em Chapecó tem o Monumento “O Desbravador” tem 14 metros de altura foi feito para homenagear os colonizadores que construíram e desbravaram a cidade! A figura retratada no monumento é de um gaúcho que na mão direita segura um machado simbolizando o trabalho e na mão esquerda um louro, que simboliza as vitórias e conquistas das terras.

Já segue a Fepasc no Instagram? Dê uma olhadinha!

A terrinha também tem futebol, representados pela Arena Condá, estádio do time da cidade, a querida Chape, contando um pouco da história do estádio, a Arena Condá foi inaugurada em 1º de fevereiro de 2009. A partida inaugural foi no Campeonato Catarinense do mesmo ano, a Chapecoense jogou contra o Brusque e com uma vitória de 4 a 1. Neném foi o autor do primeiro gol da Arena e o maior público até o momento foi na partida contra o Grêmio, em 2014, com ocupação de mais de 19 mil pessoas. Dá-lhe Chape!

E que tal fazer uma trilha por uma paisagem linda e de muito verde? Isso você encontra na Trilha do Pitoco, com aproximadamente 3 km, é um dos principais atrativos do ecoturismo do Grande Oeste e tem o nome em homenagem a um cachorrinho que costumava acompanhar as pessoas pelo trajeto, fofo, né? O local ainda conta com uma área pra acampar e também é propício para fazer rapel. Aventura não vai faltar. Fora as cachoeiras, ao total são seis quedas d’água, sendo que a primeira com mais ou menos 5 metros e uma bela piscina natural própria para banho, a segunda fica ao lado de uma gruta com a imagem de uma Santa, ótima para aquele retiro e momento espiritual. A terceira recebe o entroncamento de um outro córrego, possui de 15 a 20 metros, mas não é a mais alta, já já vamos chegar na maior! A pequena queda de 3 metros é a quinta desse conjunto e fica aos pés da última e maior cachoeira, que é o ponto mais alto da trilha, e o término da mesma, com os 45 e 55 metros. Cachoeiras para todos os gostos e tipos de aventura!

Outro ponto turístico é a Praça Coronel Bertaso que é considerada a principal praça da cidade por ser no Centro e em frente à Catedral Santo Antônio, é um local que reúne história, cultura e lazer, além de ser o ponto de encontro e realizações de eventos e festas municipais. E ainda tem uma fonte luminosa, com uma escultura abstrata em metal criada pelo artista plástico Xyko Bracht, e oferece um parque infantil e jogos de mesa. Arborizada e com espaço amplo e estrutura com bancos para descansar ou passar o tempo. Ao lado de dois dos cartões postais da cidade, além do espaço aberto, ainda oferece acesso rápido ao comércio, lanchonetes e demais serviços.

Para aquele momento de lazer relaxante, vá aproveitar o Balneário de Águas Termais, a Companhia Hidromineral do Oeste Catarinense (Hidroeste), abastecida com águas minerais vindas de um poço artesiano com temperatura média de 37°C, é uma das grandes atrações do município. A água é recomendada, entre outras coisas, para o tratamento de reumatismo, úlcera e cálculo renal. Dentro do complexo são oferecidas duas piscinas, uma semi-olímpica e outra, coberta, de 150 m², para diversão e descanso dos turistas. E para as crianças, três módulos, com profundidade de 70 cm cada, equipados com 6 chuveirinhos. Agora, se acampar é o que você quer, espaço tem de sobra, com capacidade para acolher 500 barracas, um ambiente lindo rodeado por verdes colinas da região. E com uma super infraestrutura com área para festas, churrasqueiras cobertas e estacionamento.

Chapecó tem muita cultura também, anota aí: o Museu de História e Arte de Chapecó, mas antes de sediar o museu, o prédio já recebeu a Prefeitura da cidade, a sede da Comarca e também a Câmara de Vereadores. Seu acervo remete à cultura regional, abrangendo documentos datados do início do século XX até os dias atuais. Mesmo sendo pequeno, é bastante informativo e conta com uma ótima estrututa, objetos antigos da colonização e história e arte da região.

E o outro museu da cidade, é o Antônio Selistre de Campos, composto por acervos arqueológicos e etnológicos, de grupos de caçadores-coletores e ceramistas das etnias Kaingang e Guarani Mbya, reunidos pelo juiz que dá nome ao museu, que era o titular da Comarca de Chapecó, durante as décadas de 30 e 40!

Cultura, aventura e beleza, você vai ver em Chapecó!
Aproveite esse destino incrível e viaje de ônibus!

Categories:

Tags:

Siga a Fepasc em todas as redes sociais: linktr.ee/fepasc