Treze Tílias fica no meio Oeste Catarinense e tem grande influência da colônia da região do Tirol, na Áustria. Fundada em 1933, atualmente tem aproximadamente 7 mil habitantes. O primeiro grupo de imigrantes foi liderado pelo Austríaco Andreas Thaler, depois vieram também italianos e alemães. Na época fugiram da grave crise da Europa, gerada pela Primeira Guerra Mundial.

Foto by Prefeitura de Treze Tílias

Treze Tílias fica no meio Oeste Catarinense e tem grande influência da colônia da região do Tirol, na Áustria. Fundada em 1933, atualmente tem aproximadamente 7 mil habitantes. O primeiro grupo de imigrantes foi liderado pelo Austríaco Andreas Thaler, depois vieram também italianos e alemães. Na época fugiram da grave crise da Europa, gerada pela Primeira Guerra Mundial.

A cidade é um charme, muito bonita e organizada, as suas construções seguem o estilo Tirolês, com detalhes nas sacadas, floreiras e entalhes em madeira. A presença do campanário deixando em destaque o estilo Alpino, é outro detalhe que chama atenção.

Treze Tílias tem várias atrações para serem aproveitadas durante qualquer época do ano, porém algumas são mais indicadas em meses específicos. Veja nossas dicas para você se programar e montar aquele roteiro excelente.

Para quem gosta de frio, a viagem no inverno é uma ótima pedida, já que as temperaturas chegam ao extremo de até zero grau. Prepare o casaco e vá curtir o frio nessa cidade super acolhedora, tomando um chocolate quente ou comendo um fundue diante da lareira de um dos vários restaurantes típicos, hotéis ou pousadas.

De novembro a março, época de calor, é possível aproveitar o parque aquático Águas Tirolesas, mas é bom consultar o calendário de funcionamento, que você pode checar direto pelo site parqueaquaticotrezetilias.com.br.

Se você quer vivenciar um pouco mais da cultura e folclore do Tirol, vá em outubro, para aproveitar o Tirolerfest, que acontece no final de semana mais próximo ao dia 13. Mas se você é um apaixonado pelo Natal, vale e muito conferir o Natal Iluminado!

Outra atração é o Parque Lindendorf, que com seus lindos jardins, convida para um passeio por suas trilhas ao longo de um terreno de 45 mil m², onde você vai achar animais como capivaras, ovelhas e até um avestruz. Um restaurante com comidas típicas onde é possível ouvir boa música e apreciar um lago com muitos peixes coloridos. O destaque do local é a Minicidade, onde foram reproduzidas as principais construções de Treze Tílias com muitos detalhes como a iluminação, rios e arborização.
Por falar em mini, Treze Tílias tem também um campo de minigolfe, um esporte divertido, para toda família ou para tirar aquela onda com os amigos em um entretenimento total. Para a construção das 18 pistas, foram seguidas fielmente as diretrizes da World Mini Golf Federation (Federação Mundial de Minigolfe), abrindo as portas para o futuro onde serão realizadas competições e torneios nacionais e internacionais neste empreendimento.

Voltando aos parques, também tem o Municipal, que conta com um lago e uma ilha no formato da Áustria e que faz referência aos seus nove estados, Via Crucis esculpida em madeira, academia ao ar livre e um monumento em homenagem à passagem do milênio e aos 2000 anos de Jesus Cristo.

E as famosas lembrancinhas, os souvenirs, você vai encontrar na maior loja austríaca do Brasil. Quem conhece o Mundo Tirolês, se encanta com o trabalho realizado pela Família Ungericht e Astner. É uma loja temática, que mostra a cultura austríaca ainda presente entre os descendentes. O Mundo Tirolês tem uma grande variedade de souvenirs e trajes, chapéus e acessórios típicos da Áustria e Alemanha, como também, colares e molduras com a flor Edelweiss, artesanato local e malharia.

Você pode também visitar o Museu Municipal Andreas Thaler, que no ano de 1934 o Ministro Andreas Thaler (organizador da colonização) mudou-se definitivamente para a colônia no Brasil e entre os anos de 1934 e 1936 foi construída a sua residência, que passou a ser chamada de “Castelinho”, referência ao seu tamanho e imponência para a época. O museu foi projetado pelo arquiteto Bruno Kracher e conta com vários objetos da colonização, peças de arte, utensílios de trabalho e ainda ambientes que mostram como era a vida nos anos 30.

Você poderá, ainda, visitar a importante cooperativa de laticínios existente na cidade, visitar as diversas pequenas lojas e fábricas de chocolate, cervejarias ou desfrutar um rico e variado roteiro gastronômico. Tudo ao alcance de uma caminhada.

Com todas essas opções, marque na sua agenda e programe sua viagem para essa beleza catarinense.

Viaje com conforto, segurança e economia. Vá de ônibus e deixe que a cidade te surpreenda.

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial