O inverno é sua estação favorita? Se a resposta for sim, aproveite as baixas temperaturas da cidade catarinense, São Joaquim, famosa por ser uma das mais frias do Sul e do país todo!

O inverno é sua estação favorita? Se a resposta for sim, aproveite as baixas temperaturas da cidade catarinense, São Joaquim, famosa por ser uma das mais frias do Sul e do país todo!

Compartilhe: bit.ly/SaoJoaquimDeOnibus

Mas não é só o frio que conquista os visitantes. Há belas paisagens, atmosfera interiorana e os lindos pontos turísticos. Para os amantes de vinho e apaixonados por passeios em regiões naturais exuberantes!

De todo modo, a tranquilidade passa longe do tédio, afinal, existem excelentes pontos turísticos em São Joaquim, tais como: vinícolas abertas para visitação, áreas propícias para trilhas e cavalgadas, monumentos históricos e eventos como a Festa da Maçã e Festa do Inverno que recebem visitantes de diversas partes do Brasil.

Conhecida como a Capital Nacional da Maçã e situada na Serra Catarinense, São Joaquim é considerada um dos destinos turísticos para viajantes que desejam relaxar em meio à calmaria e ao gracioso repertório da natureza.

Vamos conhecer um pouco da história desse lindo lugar?

Os primeiros passos para o desenvolvimento de São Joaquim se deram por volta de 1750, quando a cidade ainda era um povoado e foi construída uma importante ligação com os municípios de Lages e Laguna. A partir desta época, sesmarias e fazendas começaram a incorporar o território de São Joaquim e a economia local foi impulsionada com o trabalho rural.

Diferente dos grandes centros de sol e calor, a alta temporada em São Joaquim é o inverno, que por estar a 1354 metros de altitude, a cidade da Serra Catarinense tem alto índice de neve. Dessa forma, caso você queira conferir as vegetações cobertas por neve e gelo, saiba que o melhor período é de junho a agosto. Por outro lado, não é raro nevar em certos dias da primavera ou outono.

E as atrações dessa gelada, mas aconchegante cidade? Várias opções de lazer e turismo, confira tudo aqui no site da Fepasc!

O Parque Nacional da Maçã, é um tradicional espaço, onde são realizados o Festival da Maçã, o Festival de Inverno e importantes eventos anuais. O parque é decorado por belíssimas árvores de maçãs e tem 215 mil metros quadrados. Por lá existem espaços de camping, palco de shows e espaço para exposições. Embora pequeno, o local é ótimo para fazer caminhadas curtas e até para curtir o clima gostoso e relaxante da natureza interiorana.

Outro lugar de paisagem deslumbrante é o Mirante dos Pinheiros, fica na rodovia SC-114, já na saída de São Joaquim, sentido Lages, e é um ponto de observação de um belo campo de araucárias. Localizado a apenas 3 km do centro da cidade, o mirante permite a vista de preservados exemplares da vegetação local. Sendo assim, prepara o foco e garanta a sua selfie, ou mesmo apenas admirar a paisagem do pôr do sol que é fantástica da vista lá de cima.

Para os apreciadores e fãs de vinho, em São Joaquim há muitas opções de adegas e vinícolas para visitas, degustação e compra de vinhos a preços de fábrica. Entre elas, destacam-se Villa Francione, Villagio Bassetti, Vinícola D’Alture e Vinícola Leone di Venezia. Anota esses lugares na sua agenda e inclua no seu roteiro. Em algumas delas, você poderá também almoçar, harmonizando a ótima comida com os vinhos mais indicados.

A cidade também oferece uma grande variedade de produtos naturais artesanais, como mel e derivados, queijos, salames, sucos de uva, maçã e outras frutas, biscoitos doces e geléias, entre muitos outros.

Em São Joaquim, que é uma cidade acolhedora, organizada e contemplada por excelentes destinos turísticos, entre um passeio e outro, você ainda vai ter a possibilidade de saborear a culinária catarinense e de outros lugares nos bares e restaurantes!

Para fortalecer sua fé, você ainda pode visitar a Igreja Matriz de São Joaquim, construída em pedra basalto tirada de morros localizados em áreas próximas. O monumento religioso foi inaugurado em 1935 e conta com esculturas de Adão e Eva e dos profetas bíblicos elaboradas por Nelson Matias e Elson Kiyotaka Outuki. Vale o registro e suas preces também!

Programe-se e inclua no seu guia de lugares para visitar, a encantadora São Joaquim, que mesmo com tanto frio, sabe como receber seus turistas e ainda vai te deixar com gostinho de quero mais!

Venha conhecer você também, São Joaquim!

Viaje com segurança, conforto e economia. Vá de ônibus para São Joaquim.
Você vai se surpreender e gostar muito.


Photo by André Ulysses De Salis

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial