Palhoça é uma cidade do litoral catarinense que tem belas praias e outras atrações bem legais para sua viagem ser sucesso tanto nas redes sociais, quanto pra curtir momentos ao lado dos amigos e familiares! Confira!

Palhoça é uma cidade do litoral catarinense que tem belas praias e outras atrações bem legais para sua viagem ser sucesso tanto nas redes sociais, quanto pra curtir momentos ao lado dos amigos e familiares! Confira!

Foto: Prefeitura de Palhoça

Uma curiosidade sobre o nome da cidade: Palhoça é uma construção cuja cobertura é feita de palha, própria para o armazenamento da mandioca. Em 31 de julho de 1793 o então governador João Alberto Miranda Ribeiro enviou o ofício nº 7 ao Conde Rezende, Vice-Rei do Brasil, o qual continha o seguinte trecho, que, supõe-se, dá origem ao nome da cidade: “Agora mesmo se acha actualmente empregado na factura de um armazém ou Palhoça, que mandei construir nos mattos da Terra Firme, para fazer um depósito de farinha, com que possa subsistir naquelle lagar….”

Siga a Fepasc:
instagram.com/fepasc_oficial

Mais curioso, porém, é o adjetivo pátrio. Quem nasce em Santa Catarina é carinhosamente chamado de Barriga Verde. Quem nasce em Floripa é Manezinho da Ilha, e quem nasce em Palhoça é Caranguejo!

Palhoça oferece muitas maravilhas a quem a visita:

Começamos com a Guarda do Embaú, famosa e tão visitada, é uma das mais lindas praias da região. Foi declarada a nona Reserva Mundial de Surf, sendo a primeira do Brasil. E esse nome é por conta que séculos atrás, um navio pirata que navegava pela região, naufragou, como os piratas tinham tesouros, se viram obrigados a enterrá-los guardados em baú nessa costa. E ao longo dos anos, com o passar do tempo, foi criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú, na região, e assim surgindo o nome da praia!

A Praia da Pinheira, que fica pertinho da capital catarinense é um destino muito procurado, tanto por moradores, quanto por turistas. Com muito verde e suas águas tranquilas que permitem ótimos banhos de mar e atividades como stand up paddle e caiaque. O local ainda possui muitas casas de temporada. onde você pode descansar e ter férias tranquilas. A região também tem uma excelente infraestrutura para atender os turistas.

Outra maravilha é a Praia do Sonho, que é bem tranquila, sendo um dos refúgios de Palhoça. Apesar de receber alguns turistas durante a alta temporada, ainda mantém-se um lugar ideal para quem quer relaxar durante os períodos de férias. A praia tem uma faixa extensa de areia bem branquinha e as águas cristalinase ondas que são um convite para praticar surfe e jet ski.

Não deixe de conhecer a Praia do Maço. É acessível apensas por trilhas que passam pelo belo Vale da Utopia.A praia tem apenas 50 metros de extensão, vista para varias das ilhas da região, é quase deserta e a areia recebe algumas pedras que completam o visual paradisíaco. Mergulho é uma boa pedida pelas águas limpas e tranquilas.

Se praia não é a sua praia, e você prefere esportes ecológicos, Palhoça tem opção de lazer também. Vá visitar o Morro do Cambirela, que é um dos pontos mais procurados na região. A montanha possui aproximadamente 1040 metros de altitude e conta com trilhas que dão acesso ao cume. Mas cuidado! O lugar é cercado de histórias e lendas. Muitos dizem ter visto luzes em seu cume, assim como OVNI’s, mas se você não tem medo de ET, vai que tem a mesma sorte e vê um também. Ainda que você não acredite em vida extraterrestre, o passeio no Morro do Cambirela é encantador também pelo contato com a natureza.

Ainda falando no Morro da Cambirela, tem também a cachoeira de mesmo nome. Para chegar até ela, é só seguir pela BR-101, próximo ao Posto Cambirela onde está o início da trilha que o levará à cachoeira. O trajeto é fácil, com algumas subidas e extensão por volta de 3,5 km. Vale a caminhada para aproveitar as águas cristalinas e fresquinhas. Leve repelente, pois por se tratar de uma mata natural, existem muitos mosquitos.

Mais uma opção para trilhas ao ar livre e com belas paisagens, o Vale da Utopia, que fica entre as praias do Maço e Prainha, é lindo demais e famoso por ser um lugar único, com muito verde e rochas pelo caminho. Prepare-se, pois as caminhadas são um pouco mais difíceis, já que as trilhas  com subidas e descidas e alguns lugares de campo rural, mas a vista compensa qualquer demora ou obstáculo!

Outro Morro pra se visitar é o Morro da Pedra Branca que está entre Palhoça e São José, muito procurado por quem gosta de aventura, trilhas e montanhismo, cerca de 450 metros de altitude, anote essa opção de aventura no seu roteiro!

E pra fechar essa viagem linda e inesquecível, aproveite para conhecer também o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que tem uma importância muito grande para a preservação da fauna e flora da região. Você pode agendar sua visita pelo site do parque, com a entrada que é gratuita, e funciona, na alta temporada, de quarta à domingo, de 9h às 16h. O trajeto é feito pelas trilhas com auxílio dos guias, pelo caminho vai facilmente ver capivaras, algumas espécies de macacos, pacas e saguis, entre outros animais já vistos na mata, como jacarés, jaguatiricas, etc.

Você vai se apaixonar por tantas maravilhas e belezas de Palhoça! Marque nos seus lugares para conhecer e inclua em seus roteiros de viagem!

Viaje com segurança e conforto, vá de ônibus, para esse pedacinho encantador de Santa Catarina!

Palhoça tem esse nome por conta das casas construídas de pau-a-pique, com cobertura de palha, chamada, palhoça, que atualmente fica a região sul do bairro da Ponte do Imaruim.

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial