Toledo Paraná 2023

Toledo fica na região Oeste do Paraná e foi fundada por colonizadores gaúchos que desbravaram o local e começaram a construção das primeiras casas em 27 de março de 1946. O nome Toledo vem do Arroio Toledo, um rio que passava ao lado da futura cidade e hoje corta a sede devido à sua expansão urbana. Outra versão refere-se ao fato que o local recebia os colonizadores em acampamentos, e em um desses acampamentos, o administrador chama-se Toledo, dando assim nome à cidade.

Foto: Vista Parque Ecológico Diva Paim Barth

Toledo tem sua economia baseada na agropecuária, agroindústria e na pequena e média indústria, além do setor farmacêutico.

Agora que você já conhece um pouquinho da história, vamos conhecer as atrações e o que tem pra fazer nessa aconchegante cidade paranaense.

O Parque Ecológico Diva Paim Barth, também conhecido como Lago Municipal, é um espaço de conservação ambiental e lazer que fica na região central de Toledo. O complexo conta com diversas atrações, como um lago de 35 mil metros quadrados, o Aquário Municipal, o Jardim Zoobotânico e o Horto Florestal.

E falando do Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli, é o único aquário de água doce do sul do país a manter espécies da Bacia do Rio Paraná, com tanques de vários tamanhos para abrigar peixes de acordo com seu porte, hábitos e espécies. Ainda conta com um tanque marinho de espécimes exóticos e diversos corais. A visita é gratuita e abre de terça à domingo, das 10h às 19h.

Já o Jardim Zoobotânico, que é outra grande atração envolvendo a natureza toledana, fica no Horto florestal, o “Parque das Aves” é um zoológico público de pequeno porte, inaugurado em 2007. Em suas instalações possui diversas espécies de aves, que foram vítimas de maus-tratos ou contrabando que foram apreendidas, e sendo ali cuidadas e preservadas. O maior objetivo é a reabilitação, conservação, pesquisa e educação ambiental. A visitação ocorre através da trilha interpretativa, num percurso de quase um quilômetro, passando por um viveiro comunitário de aves, o que proporciona um contato maior com os animais.

E pra refrescar do calor, aproveite pra ir se divertir no Parque temático das Águas, que além de uma excelente opção de lazer, é gratuito! O parque contém piscina para crianças e adultos, tobobóia, toboágua, rio lento, quiosques, sombreiros, vestiários, e uma curiosidade, é um dos únicos parques desse porte, gratuito no país. A única exigência para frequentar o Parque é o documento que comprova a realização do exame médico. O exame pode ser feito em qualquer instituição de saúde ou com um médico de sua confiança. O Parque das Águas funciona de quarta-feira à domingo das 15h às 19h. No local é proibida a utilização de celular e máquinas fotográficas, evitando a veiculação de imagens indevidas dos banhistas. A alimentação é liberada no Parque, mas somente em locais apropriados, que geralmente ficam distantes das piscinas.

O Parque dos Pioneiros e o Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann são outros que oferecem opções de lazer para os toledanos, os dois locais também contam com espaço para caminhada e passeio ao ar livre.

E para quem curte uma opção ainda mais próxima a natureza também pode fazer a sua caminhada em um dos parques lineares. Algumas opções são o Parque Linear Sanga Panambi, Parque Linear do Arroio Toledo, Parque Linear do Rio Toledo, Parque Linear Sanga Pinheirinho e Parque das Araucárias.
Toledo também dispõe da parte cultural bem forte, com um teatro super estruturado, que é o Teatro Municipal de Toledo e o Museu Histórico Willy Bartyh, espaço público de preservação da memória e história do município de Toledo e região, possui acervo documental, composto de jornais, revistas e mapas, além de um setor de imagem e som, com entrevistas, o que tem atraído pesquisadores, que o utilizam como fonte de consulta para elaboração de trabalhos escolares, monográficos, dissertações e divulgação da memória histórica. O museu foi criado pela Lei Municipal nº 834 de 23 de agosto de 1976, instalado em sede própria, em 1º de Outubro de 2015, na Rua Guarani, 3843, Vila Becker. Visitas dirigidas de escolas privadas, estaduais e municipais, parceria com a SMED. Aberto de 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30, e aos sábados das 8h às 11h45.

Ah e você deve estar se perguntando, e a festa do porco no rolete? Deixamos esse evento tão famoso entre os paranaenses pra fechar com chave de ouro! Todos os anos, em setembro, acontece a principal festa gastronômica da cidade, o prato surgiu de uma competição entre amigos para descobrir quem preparava o melhor porco no rolete. E fora que, Toledo é a cidade brasileira que tem o maior rebanho e abatedouro de suínos do país, então, a festa está no lugar certo! Atualmente, o evento recebe por volta de 25 mil visitantes de todos os lugares do Brasil e outros tantos países, e em média uma base de 300 porcos são assados. A festa acontece na sede do Clube Caça e Pesca de Toledo, em uma área arborizada com cerca de 250.000 m², às margens do Rio São Francisco, contando com mais de 150 estandes, empresas, entidades e instituições que se reúnem com convidados, amigos, clientes e fornecedores para degustar o famoso Porco no Rolete.

Se você for em setembro pra Toledo, aproveite essa maravilha da gastronomia local e curta essa grande festa toledana. Festas, atrações aquáticas, museus e um ótimo lugar para investir seu tempo, assim é Toledo!

Viagem de ônibus é tudo de bom: prática, econômica e segura!

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial