Institucional: a Fepasc

A união de 10 sindicatos patronais forma a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a Fepasc. Representando aproximadamente cem empresas de transporte, a Fepasc abrange vários segmentos: rodoviário urbano, metropolitano, intermunicipal, interestadual e de fretamento e turismo. Por representar um número expressivo de empresas, a Fepasc possui uma cadeira no Conselho de Representantes da Confederação Nacional do Transporte, com isso as demandas do Paraná e de Santa Catarina são expostas e representadas em âmbito nacional.

Timeline Fepasc

História

Fundada em 1989, em Florianópolis (SC), a federação teve Telmo Joaquim Nunes como seu primeiro presidente. Em 1993, com a criação do Sest/Senat pelo Congresso Nacional, a sede da Fepasc foi transferida para Curitiba e a entidade assumiu o gerenciamento do Conselho Regional do Sest/Senat no Paraná até março de 2017. Atualmente, é um das 29 federações que compõem a Confederação Nacional do Transporte e é presidida por Felipe Busnardo Gulin.


Conselho Regional Sest/Senat PR

A exemplo de outras entidades que integram o Sistema S, o Sest e o Senat são entidades civis, sem fins lucrativos. Criados em 14 de setembro de 1993, pela Lei nº 8.706/93, o Sest e o Senat têm a missão de promover a qualidade de vida e o aprimoramento profissional dos trabalhadores em transporte, transportadores autônomos e seus dependentes.


A Fepasc também esta representada nas seguintes entidades:

  • Confederação Nacional do Transporte (CNT)
  • Conselho Estadual do Trabalho
  • Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho – Curitiba
  • Conselho de Previdência Social de Curitiba
  • Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) dos seguintes órgãos: DER/PR, Detran/PR e Polícia Rodoviária Federal (PRF/PR)
  • Junta Comercial do Paraná

Estatuto Fepasc

Estatuto da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina.

Clique aqui para baixar o arquivo.